Translate

domingo, 1 de janeiro de 2017

A Importância da Purificação do Pensamento-para o ano novo







Um início de ano traz esperanças ao coração dos homens. Permite-nos olhar para frente e para o alto, com a expectativa do desdobramento natural do bem, a cada hora, em nossa consciência e em nossa experiência humana. 

É a oportunidade de estabelecerem novas metas a serem alcançadas no ano que se inicia, de estabelecer proposições que podemos cumprir e nelas perseverar, com alegria e regozijo. 

É importante que nossas metas não se limitem a obter coisas materiais, tais como emprego, casa, carro e dinheiro. Abrindo o pensamento para as coisas permanentes, duradouras, boas e verdadeiras, aprendemos a nos desprender daquilo que é passageiro. 

Diariamente estamos diante de oportunidades de decidir sobre o rumo a seguir: o da matéria, ou seja, daquilo que é temporário, ou o rumo espiritual, ou seja, aquilo que é permanente. 

Cristo Jesus ensinou seus discípulos a fazerem exatamente isso. 

No evangelho de Mateus, lemos que ele disse o seguinte: “Não acumuleis sobre vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói e onde ladrões não escavam nem roubam; Porque, onde está o seu tesouro, aí estará também seu coração". (1) 

Ajuntar tesouros! Onde? Onde nossos bens e valores estejam fora do alcance das traças, da ferrugem e dos ladrões, cujo interesse repousa nos objetos, tais como tecidos, metais e tudo o que tenha valor monetário. 

De modo geral, as pessoas se preocupam com a situação que as rodeia, seja de carência, seja de abundância. Os que têm muito, pensam na segurança dos seus bens, de seus lares, de sua família. E buscam protege-los com alarmes, cachorros, vigilantes, muros mais altos, etc. 

Mas todos esses elementos, agora cada vez mais sofisticados, não são suficientes para que a humanidade de hoje se sinta segura. Os ladrões divisam meios mais argilosos, as traças desenvolvem nova resistência contra os antídotos utilizados. A chuva ácida oriunda das chaminés onde ainda não se instalaram filtros. Aumenta o efeito destruidor da ferrugem. 

As palavras de nosso Mestre, “Onde está o teu tesouro, aí estará também seu coração”, incluem uma grande verdade, ou seja, de que se nosso tesouro está nas coisas materiais, o nosso coração também vai estar envolvido pelos meios materiais: de enriquecer mais depressa, de desfrutar mais intensamente dos bens acumulados. E de observar o progresso dos outros, para passar na frente, chegando ao ponto de as vezes achar que os fins justificam os meios. Esse procedimento nunca traz satisfação, apenas faz aumentar a ansiedade. 

Assim como um filtro ajuda a purificar o ar, eliminando os elementos nocivos da fumaça e dos vapores, assim também nós precisamos purificar a nossa maneira de ver as coisas. Essa atividade espiritual determinará nossa maneira de agir. 

Essa purificação mental significa controlar a ambição desmedida, o apego às coisas materiais, e permitir que nosso pensamento abrigue somente o que é bom e puro. 

O valor de ser honesto, leal, cortês, paciente, e muitos outros, representa uma riqueza espiritual que conduz a um estado de maior satisfação. 

Cristo Jesus nos ensinou a amar o bem e amar a Deus, pois Deus é o sumo bem. Dessa maneira, estaremos de modo consciente contribuindo para o nosso próprio bem e para o bem da humanidade. O Cristo fala à consciência humana, elevando-a acima da materialidade e de suas limitações. 

O profeta Isaías disse: “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembranças das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, regozijo. E exultarei por causa de Jerusalém e me alegrarei no meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem a voz de choro nem clamor.” (2) 

É nosso privilégio folgar e exultar perpetuamente no que o Amor divino reconhece e estabelece para nosso júbilo. 

Podemos elevar nossa maneira de pensar. Isso quer dizer espiritualizar nosso pensamento, significa buscar os tesouros presentes em Deus, ou seja, no Amor divino todo envolvente, na Mente infinita e onisciente, no Espírito eterno e indestrutível. 

Nossos verdadeiros tesouros podem ser acumulados por meio dos valores espirituais, por confiarmos em Deus, a Verdade eterna e onipotente. Confiar em Deus e no que é divinamente puro, belo e bom nos libera de todo tipo de ansiedade, preocupação ou medo. 

Quando cultivamos os valores espirituais, eles aumentam em nossa experiência diária, melhorando nossa maneira de pensar e de agir. 

A consciência espiritualizada filtra tudo aquilo que é dessemelhante de Deus, o bem, dando-nos o discernimento para selecionar o que aceitamos e admitimos. Assim fazendo, estaremos nos defendendo do mal, das sugestões mentais agressivas, e podemos liberar-nos do medo da doença ou da carência. Deixamos o Cristo penetrar em nossa consciência, para nela atuar com autoridade, conferindo libertação. 

A Sra. Eddy, em sua obra mais importante, Ciência e Saúde, diz: “À medida que os mortais conseguirem conceitos mais corretos acerca de Deus e do homem, inumeráveis objetos da criação, que antes eram invisíveis, tornar-se-ão visíveis. Quando nos compenetrarmos de que a Vida é Espírito e nunca está na matéria, essa compreensão se expandirá até a sua autocompletação, achando tudo em Deus, o bem, sem necessitar de nenhuma outra consciência.” (3) 

Querido leitor, deixa que o Cristo atue em tua consciência, admitindo no teu pensamento só aquilo que é bom e verdadeiro. Tua vida mudará para melhor, não só neste início de ano, mas para sempre. 

(1) Mateus 6:19-21. (2) Isaías 65:17-19. (3) Ciência e Saúde, p. 264. 








Arauto da Ciência Cristã – Volume 48 – Número 1


Um comentário: